quinta-feira, 24 de março de 2011

Deputado Jean Willys(ex-BBB)confronta bancada conservadora...






É um chiste fácil, no Brasil, desdenhar dos políticos eleitos por razões que não nos parecem nobres, como por exemplo, por terem participado de um reality show na TV. De que nos servirá – pensamos – alguém cujo ponto alto do currículo foi trocar banalidades com o Pedro Bial no BBB? É um preconceito como qualquer outro, e uma forma de elitismo, pensarmos que jamais nos servirá de coisa alguma.




Jean Wyllys, com uma frase simples na matéria abaixo, dá um exemplo não apenas de rara intelectualidade na política, mas de que ele, “ex-BBB”, é uma das maiores vozes de esperança para a comunidade LGBT no Brasil.



O estilo sóbrio do debate é a maior arma contra que a conservadora bancada evangélica. Ela terá de engolir, a contragosto, argumentos racionais, como por exemplo de que a homofobia não necessariamente faz parte do cânone do cristianismo.



Eu, que um dia fui um pseudointelectual que desdenhava excessivamente da Copa do Mundo, hoje preciso engolir também meu desdém por ex-BBB’s.



***

Esquenta briga no Congresso Nacional a favor dos direitos dos gays


Eternos adversários no Congresso, os defensores dos direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e a bancada evangélica se preparam para duros embates com a chegada de Jean Wyllys (PSOL) e a volta da ex-deputada e agora senadora Marta Suplicy (PT-SP). No último dia 24, Jean foi à tribuna da Câmara, apresentou-se como primeiro deputado representante legítimo da comunidade e avisou que coletará assinaturas para a proposta de emenda constitucional (PEC) que garante o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.



No contra-ataque, a frente parlamentar evangélica fez sua primeira reunião na quinta-feira (3), quando traçou a estratégia de ação conjunta dos 75 parlamentares que compõem o colegiado (72 deputados e três senadores). Em relação à última legislatura, quando foram eleitos 36 parlamentares evangélicos, a bancada recuperou a capacidade de articulação no Congresso. Na pauta da primeira reunião, foi discutido o acompanhamento de projetos que tramitam no Congresso e contrariam princípios que a bancada defende.



Entre os alvos da bancada evangélica está o projeto que criminaliza a homofobia, já aprovado na Câmara e pendente de decisão no Senado. A proposta tem como relatora a senadora Marta Suplicy, que desarquivou o projeto. De acordo com o presidente da frente, deputado João Campos (PSDB-GO), o projeto tem que ser modificado porque fere a liberdade de expressão. Segundo o parlamentar, não é possível aceitar que os pastores e evangélicos não possam dizer que homossexualismo é pecado, porque esse é um dos princípios que defendem e está na Bíblia.



Jean Wyllys tem conversado com colegas de plenário para tentar reativar a frente mista em defesa da cidadania, além do apoio à PEC do casamento civil entre homossexuais.



- Não quero os integrantes da bancada evangélica como meus inimigos. Quando há um conflito de ideias, temos opositores, e uma parte vence a outra com argumentos – disse o parlamentar.



A adesão à frente vem crescendo, e mais de 70 parlamentares já assinaram o documento para a sua criação. O maior problema será o apoio à PEC do casamento civil. Evangélica, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi procurada por Wyllys, mas preferiu não assinar.



A senadora Marta Suplicy, que desarquivou a proposta legalizando a união estável, admite que a iniciativa do casamento civil, sugerida por Wyllys, é mais ampla:







- Decidi desarquivar o projeto de união estável. Acho que tem mais possibilidade no Senado, não é PEC. Mas é importante caminharmos juntos. Se passar o casamento civil, a união cai. O casamento é o objetivo dos homossexuais. A iniciativa do Jean é ousada e corajosa, provoca a discussão necessária.


JEAN WILLYS,É GRANDE EXEMPLO DE PERSERVERANÇA E FORÇA NA LUTA PELOS DIREITOS LGBT...

Cadavez mais o admiro como político e ser humano...espero que surjam cada vez mais pessoas com a  mesma fibra e compromisso  na comunidade LGBT....esses exemplos merecem ser destacados até mesmo como estímulo para nós....