quarta-feira, 18 de maio de 2011

Saiba qual é a diferença entre travestis ,transexuais e drag queens



A classe LGBT é formada por  uma veriedade de gênero,que muitas vezes foge do conhecimento popular,e por isso,é comum ver pessoas cometendo equívocos ou até mesmo gafes (pra nós vistas como absurdas) .
Embora não se possa culpar a sociedade em geral, a questão é a falta de informação. Portanto,ao invés de reagir com arrogância diante dessas situações,o melhor caminho é informar com muita diplomacia ,e assim vamos cumprindo o papel de educar a sociedade para o respeito com a diversidade.


Experiência própria

Algumas pessoas ao descobrir que eu na verdade seria uma trans,ficaram sem saber como me tratar,e muitas vezes me perguntavam se eu gostaria de ser chamada de "ELE" ou "ELA". Claro que muitas no meu lugar ficariam assustadas ou chateadas diante dessa situação,porém, eu procuro sempre apelar para a educação,e faço questão de explicar  para que o profissional também passa levar adiante esse conhecimento para os outros ,de maneira didática. Para isso,é importante que eu ou qualquer outra cidadã trans esteja preparada para lidar com a situação com prudência.
Oras, se não existe educação para a diversidade na escola(um dos meus maiores anseios) porque penalizar alguém por não saber como me tratar? Se é com educação que se resolve,porque vou  xingar alguém que,inclusive, demonstra interesse em querer me tratar bem? A culpa não é exatamente dessas pessoas,mas do modelo de educação do país que ainda não oferece estrutura suficiente pra que os cidadãos " conscientes " possam  lidar com a diversidade. É muito importante reconhecer essa questão.
Embora existem pessoas irônicas e preconceituosas,é preciso analisar  também  as circunstâncias..e saber ter postura diante desse tipo de ignorância ou falta de conhecimento específico.

TRAVESTIS  são pessoas que nascem com sexo masculino mas psicologicamente se vêem como  SEXO OPOSTO, e em virtude disso,lutam para adequar o corpo à mente,adquirindo traços femininos,embora abram mão de mudar o sexo físico ,pois convivem muito bem com o órgão genital,inclusive usando-o em suas relações sexuais.

 TRANSEXUAIS são aquelas que, não aceitam a condição física em que se encontram por acreditarem plenamente serem do sexo oposto,o que tabém não quer dizer que só se pode  classificar como TRANSEXUAL àquela que passou pelo processo de resignação sexual (termo que simboliza o processo de cirurgia de readequação sexual) ,pois a questão do gênero é mais psicológica do que física,logo, temos TRANSEXUAIS OPERADAS ou CONCLUÍDAS e TRANSEXUAIS em PROCESSO,sendo que as TRANSEXUAIS OPERADAS preferem ser chamadas de MULHERES TRANSEXUAIS ou apenas MULHERES,pois essas já "apagaram" o passado biológico da mente ou preferem não recordar,pois essa realidade traz uma sensação de constrangimento.
 No geral,tanto TRAVESTIS quanto as TRANSEXUAIS podem se apresentar como TRANS,que vem do termo TRANSGÊNERO,palavra derivada de TRANSGENERISMO(  termo que inclui pessoas transexuais, travestis, intersexuais e todas as outras cujo comportamento social seja incongruente com o sexo designado no nascimento, é tipo transpor o gênero do sexo que se nasce ) Essas pessoas gostam de ser tratadas da maneira que se apresentam,ou seja,como MULHERES ,principalmente em locais públicos,pois assim elas se sentem bem e á vontade no local,inclusive lojas, onde são ótimas clientes...

DRAG QUEEN são homossexuais masculinos que,em geral ,se "travestem" para fazer shows performáticos,são inclusive,artistas maravilhosos,mas diferente de TRAVESTIS e TRANSEXUAIS
 vestem-se  e  apresentam-se como meninos no dia a dia .
Contudo,quando esses meninos estivem travestidos ou "montadas" (como a gente diz) deve-se também trata-las como eles se apresentam,ou seja, como ELA ,por uma  questão de ética.

Em resumo,devemos tratar as pessoas da maneira como ela se apresenta..ok?


Espero que eu possa ter contribuído para esclarecer algumas dúvidas...
Um mega beijo à todos os leitores e não deixem de visitar o nosso blog .
Beijos (Giselle Ásthon)