terça-feira, 7 de junho de 2011

FIQUE POR DENTRO :AS TRAVESTIS E O MOVIMENTO LGBT


                            Giselle Ásthon posa com Carla Amaral no VI Encontro de Trans do Norte Nordeste 


O movimento homossexual brasileiro é uma série de manifestações sócio-político-culturais em favor do reconhecimento da diversidade sexual, e pela promoção dos interesses dos homossexuais diante da sociedade brasileira.




O movimento em si não tem uma data de início específica mas as manifestações contra o preconceito que se exercia contra as pessoas homossexuais pode ser sentida da década de 40 para cá, com especial ênfase a partir da década de setenta, depois da abertura política

A questão das pessoas transexuais e travestis cria um novo dilema para o movimento, já que o termo homossexual, relacionado à orientação sexual, não as contempla dado que transexualidade e travestilidade refere-se a identidade de gênero, componente completamente diferente de orientação sexual. Por isso muitos grupos hoje adotam a expressão Movimento GLBT (ou LGBT, ou GLBTT).




Ainda assim, ativistas trans (transexuais e travestis) expressam duras críticas ao movimento, pela falta de atenção com suas especificidades, pelo englobamento de pessoas trans em estatísticas relacionadas a crimes contra "homossexuais", enfim, pela falta de atenção nas demandas relativas a identidade de gênero.

No estado da Bahia, dentre outras entidades e pessoas, destaca-se o Grupo Gay da Bahia, um dos grupos LGBTs mais antigos e ainda em funcionamento no Brasil, fundado por Luiz Mott, e presidido até a atualidade (2007) por Marcelo Cerqueira, etc…

No Maranhão o MHB destaca-se pela atuação da ONG Gayvota que atua na busca por direitos aos homossexuais. A ONG está atuando oficialmente desde 2003, porém ja tem uma história d muitas lutas no campo da militancia GLBT, etc
No estado de Minas Gerais o Rainbow Fest, presidido por Oswaldo Braga

Federação LGBT do Distrito Federal e Entorno é uma associação de ONG's LGBTS criada com o intuito de fortalecer o movimento organizado em Brasília e no Distrito Federal.


ONG Elos LGBT é uma entidade sem fins lucrativos com base no Distrito Federal, que tem como meta concientizar a popoulação seja ela LGBT ou não sobre a cidadania de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.