quinta-feira, 10 de maio de 2012

João W. Nery , o primeiro transexual homem do Brasil lança sua segunda auto-biografia




Se há no UNIVERSO TRANS um exemplo de superação e lição de vida ,ele se chama João W. Nery.
Ele nasceu em 12 de Fevereiro de 1950 e viveu "aprisionado" em corpo anatomicamente feminino até os 27 anos. Algum tempo depois se tornou professor de psicologia ,tendo também atuado na área de psicoterapia.
Em 1977 se submeteu à uma mastectomia ,a uma histerectomia e a uma hormonoterapia, o que o tornou o primeiro transexual (FTM) operado do Brasil.
Nada demais não fosse o regime da ditadura militar que imperava no Brasil nessa época. Como não existia uma legislação própria para o transexualismo,João W. Nery precisou tirar nova documentação por conta própria para poder se articular socialmente,como consequência dessa nova identidade ele acabou perdendo seus direitos anteriores assim como currículo escolar e profissional. Passou então a exercer várias profissões como pedreiro,vendedor,cortador de confecção de roupa e até massagista de shiatsu para sobreviver.
Hoje aos 62 anos ,João W.Nery ,já colocou prótese na coluna lombar e duas nos quadris. Devido ao trombo da última cirurgia teve um enfarto,mas conseguiu ser atendido a tempo e graças a Deus sobreviveu. João é autor de dois livros ,onde conta sua experiência como transexual. A primeira auto-biografia intitulada " Erro de Pessoa - Joana ou João"  foi lançada em 1984 e o segundo foi lançado em 2011 e se chama "Viagem solitária - Memórias de um Transexual 30 anos depois"

Eu conheci a história de João W. Nery recentemente ,em 2011 no programa "De Frente com Gabi" apresentado pela jornalista Marília Gabriela pelo SBT e mais recentemente o vi no "Programa do Jô" da Rede Globo,embora ele tenha concedido entrevistas à vários outros veículos.
Me chamou a atenção a postura e maturidade que ele tem e que a gente raramente vê em nosso meio. Em um mundo onde a maioria se intitula hétero ,há que se ter muita postura,eu tenho dito, para ser pelo menos respeitado. Por isso eu tiro meu chapéu para essa pessoa corajosa,inteligente e acima de tudo UM VENCEDOR.

Meus CLAPS CLAPS hoje são para você JOÃO W. NERY

Segue as redes sociais para quem quiser seguir ou adicioná-lo

TWITTER >  https://twitter.com/#!/JoaoWNery1
FACEBOOK > http://www.facebook.com/joaownery
Quem tiver interesse pela auto-biografia " Viagem Solitária _ Memórias de um Transexual 30 anos depois"entrar em contato com o próprio através das redes sociais acima.


                                                  João W.Nery no "De Frente com Gabi"




João W.Nery no "Programa do Jô"


2 comentários:

  1. Obrigado pela divugação. Um beijo no coração!
    Só complementando: Estou tb no vídeo da Fiocruz, no programa A LIga entrevistado pelo Lobão, no Superpop, TV Rocord, etc.

    ResponderExcluir
  2. Olá João! O Giselle Ásthon News tem como objetivo passar informação divulgando as conquistas,reivindicações e exemplos do público LGBT dando mais ênfase aos transgêneros. Claro que uma história de vida incrível como a sua merecia destaque aqui também.
    Li bastante sobre você e como disse na postagem, tenho ciência de outras entrevistas suas,como sempre excepcionais ,e eu adoro sua postura. Mas resolvi anexar os vídeos dos programas apresentados pelos principais entrevistadores da tv brasileira. Mais uma vez,parabéns e muito sucesso,saúde e vitória na sua vida amado.
    Quando puder dê uma passadinha por aqui e/ou explore nossos arquivos. Espero te encontrar pessoalmente. Beijos

    ResponderExcluir