sábado, 12 de maio de 2012

Transexual africana supera preconceito e se destaca no mundo da música

Ela nasceu Teca Miguel Garcia .A cantora transexual (MTF)  conhecida internacionalmente como Titica, adotou esse nome quando veio ao Brasil implantar próteses de silicone há quatro anos.
Titica se envolveu com o Kuduro (ritmo africano que está ganhando o mundo) como dançarina de apoio de bandas que dominavam a cena em Luanda,capital da Angola.
Aos poucos foi conquistando espaço até passar a ser vocalista e se tornar um fenômeno do gênero.
Recentemente, Titica foi uma das atrações do evento "Viradão Carioca" na capital fluminense e botou todo mundo pra dançar ao som de seus hits como "Olha o Boneco" e " Chão"



Nomeada Melhor Artista de Kuduro  em 2011, Titica quebrou as barreiras do preconceito em um país marcado pela intolerância [ainda é crime ser homossexual em Angola] ao receber o prêmio das mãos do presidente José Eduardo dos Santos.
 Apesar do tabu, a bailarina vem colecionado fãs e desperta muito mais interesse por sua arte que por sua sexualidade.



“Comecei como bailarina, depois resolvi cantar. É muita responsabilidade. Você precisa estar sempre preocupada com a mensagem que está passando para as pessoas. Kuduro é responsabilidade. Muita gente o usa como um refúgio para as drogas. Ele afasta muitos jovens dessa vida”, conta.
“O kuduro começou nos guetos, que é como chamamos as favelas no meu país. Por isso é feito para as pessoas refletirem, protestarem e, é claro, se divertirem. Ele começou como uma dança, por isso também é composto em cima de ritmos e batidas, feito para festejar”. 

Surpreendentemente tímida para uma extravagante artista, Titica evita comentar sua sexualidade. Mas confessa que já sofreu muito preconceito. “Apanhei, fui apedrejada e julgada. Hoje muita gente me respeita, mas meu país é preconceituoso. Atualmente a homofobia por lá é uma poeira perto do que já foi um dia, mas muita gente ainda tem a mente fechada”. Em Angola, uma nova lei criminalizando a homofobia está inclusive para ser aprovada no Parlamento.
Você acha que a fama pode te levar a ajudar pessoas que estão na mesma situação que você esteve um dia? “Eu já ajudei muita gente e vou continuar ajudando. As pessoas precisam amar a Deus em primeiro lugar, e em seguida ter muito amor próprio. Se nos fossemos obra do demônio como dizem por aí, Ele não me ajudaria a chegar até aqui”, finaliza

Se nós aqui no Brasil já passamos poucas e boas para sermos respeitadas ,imagine pessoas como Titica, que vivem em territórios ainda mais conservadores.  Hoje ,a cantora pode ser considerada uma referência para as transexuais não só em Angola mas em todo o mundo.
Como diz  um sábio ditado "Se a vida te der um limão,faça uma limonada"
Titica tá ai pra confirmar que os obstáculos da vida servem apenas  para nos dar mais estímulo.
Se entregar é para os fracos.


Confira abaixo dois vídeos relacionados á artista.

Assume DJ!

Vídeo clip de "Olha o Boneco "





                                               Entrevista para o programa angolano "Sempre a Subir"





Nenhum comentário:

Postar um comentário