quinta-feira, 10 de maio de 2012

João W. Nery , o primeiro transexual homem do Brasil lança sua segunda auto-biografia




Se há no UNIVERSO TRANS um exemplo de superação e lição de vida ,ele se chama João W. Nery.
Ele nasceu em 12 de Fevereiro de 1950 e viveu "aprisionado" em corpo anatomicamente feminino até os 27 anos. Algum tempo depois se tornou professor de psicologia ,tendo também atuado na área de psicoterapia.
Em 1977 se submeteu à uma mastectomia ,a uma histerectomia e a uma hormonoterapia, o que o tornou o primeiro transexual (FTM) operado do Brasil.
Nada demais não fosse o regime da ditadura militar que imperava no Brasil nessa época. Como não existia uma legislação própria para o transexualismo,João W. Nery precisou tirar nova documentação por conta própria para poder se articular socialmente,como consequência dessa nova identidade ele acabou perdendo seus direitos anteriores assim como currículo escolar e profissional. Passou então a exercer várias profissões como pedreiro,vendedor,cortador de confecção de roupa e até massagista de shiatsu para sobreviver.
Hoje aos 62 anos ,João W.Nery ,já colocou prótese na coluna lombar e duas nos quadris. Devido ao trombo da última cirurgia teve um enfarto,mas conseguiu ser atendido a tempo e graças a Deus sobreviveu. João é autor de dois livros ,onde conta sua experiência como transexual. A primeira auto-biografia intitulada " Erro de Pessoa - Joana ou João"  foi lançada em 1984 e o segundo foi lançado em 2011 e se chama "Viagem solitária - Memórias de um Transexual 30 anos depois"

Eu conheci a história de João W. Nery recentemente ,em 2011 no programa "De Frente com Gabi" apresentado pela jornalista Marília Gabriela pelo SBT e mais recentemente o vi no "Programa do Jô" da Rede Globo,embora ele tenha concedido entrevistas à vários outros veículos.
Me chamou a atenção a postura e maturidade que ele tem e que a gente raramente vê em nosso meio. Em um mundo onde a maioria se intitula hétero ,há que se ter muita postura,eu tenho dito, para ser pelo menos respeitado. Por isso eu tiro meu chapéu para essa pessoa corajosa,inteligente e acima de tudo UM VENCEDOR.

Meus CLAPS CLAPS hoje são para você JOÃO W. NERY

Segue as redes sociais para quem quiser seguir ou adicioná-lo

TWITTER >  https://twitter.com/#!/JoaoWNery1
FACEBOOK > http://www.facebook.com/joaownery
Quem tiver interesse pela auto-biografia " Viagem Solitária _ Memórias de um Transexual 30 anos depois"entrar em contato com o próprio através das redes sociais acima.


                                                  João W.Nery no "De Frente com Gabi"




João W.Nery no "Programa do Jô"